Projeto Ciências em Todo Canto

O CVT de Horizonte, unidade operacional do Instituto Centec, atua na formação inicial e continuada de trabalhadores e na extensão tecnológica de acordo com a vocação da região e também na difusão da ciência.
Na difusão da ciência e da tecnologia o CVT realiza:
• Aulas praticas com alunos da escola publicas;
• Cursos de curta duração em química, física e biologia voltados para alunos;
• Cursos para professores de ciências da rede pública do município/região.

Nestes termos, o CVT de Horizonte e a Secretaria de Educação, começou um diálogo, que vem criando muitas oportunidades de acesso de crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio tenham acesso ao uso de laboratórios de física e biologia.
O projeto, Ciência em todo Canto, é uma iniciativa que busca favorecer a difusão da ciência e da tecnologia junto aos alunos do ensino fundamental I e II, da rede municipal de ensino, através de Praticas Laboratorias, Palestras, Cursos para Professores e Mostra de Ciências Municipal.
O CVT de Horizonte conta com os laboratórios de física, química, biologia em pleno funcionamento com os professores da Prefeitura Municipal de Horizonte. Estaremos implantando também o de Matemática.
Os laboratórios visam facilitar o elo entre teoria e prática para os alunos no seu uso cotidiano, bem como a formação de professores. Em Setembro realizamos os primeiros cursos de Aulas laboratoriais para alunos da rede publica nas disciplinas de Biologia e Física.

OBJETIVO GERAL
Promover ações de difusão da Ciência e Tecnologia e de qualificação dos professores da Rede de Ensino Municipal, com vistas ao fortalecimento do Ensino de Ciências.


OBJETIVO ESPECÍFICO:

• Estimular a curiosidade de forma a facilitar a expressão do potencial criativo nos alunos da rede pública, no que se refere ao estudo das ciências.
• Contribuir com o fortalecimento da educação de Horizonte,
• Capacitar de forma continuada os professores da rede em ciências, por área: Matemática, Física, Biologia e Química.

AÇÕES ESTRATÉGICAS:

Aulas práticas Laboratoriais – Os professores agendam grupos para irem ao CVT participar de práticas laboratoriais em Matemática, Química, Física e Biologia. Onde participarão de aulas que estejam articulados com o currículo visto no ensino formal. Cada disciplina tem um catalogo de experimentos, que será disponibilizado em cada escola e para todos os professores de ciências, para que os mesmos possam agendar a ida dos alunos.



Formação Continuada para Professores – Os professores poderão participar de Cursos de Formação Continuada por área de ensino, com cursos modulados, com carga horária total de 120 h/a. Ver detalhamento em cada disciplina.

Feira de Ciências nas Escolas – O CVT está disponível a participar da organização, bem como da realização das Semanas de Ciências de todas as escolas do município. Este ano é o ano internacional da Astronomia, o que poderia ser um temática transversal para todas as escolas.

CVT Itinerante – Este é um espaço de democratização do acesso a aulas laboratorias e experimentos científicos, onde o CVT e seus laboratorista vão até os alunos dos distritos, que não tem facilidade de acesso aos equipamentos existentes na sede do município.

Prêmio de Ciências - O premio é oferecido ao final da SNCT aos experimentos destaque em química, física e biologia. Os premio são Lavoisier, Albert Einstein e Charles Darwin.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT - O CVT organizará anualmente uma Mostra de Ciências contando com a participação de todas as escoals do município, inclusive as localizadas nos distritos.