segunda-feira, 4 de julho de 2011

Beneficiamento do Leite no Planalto da Galileia

O Curso de beneficiamento do Leite foi realizado nas datas previstas. Desta vez a Comunidade beneficiada foi a do Planalto Galiléia, que fica no município de Horizonte com o curso de Beneficiamento de Leite. A atividade foi desenvolvida nos dias 15, 22, 29 de maio e 05 de junho, com a duração de 32 horas/aulas, para uma turma de 20 agricultores,cujos participantes receberam um kit didático( pasta, apostila, crachá, caneta e bloco para anotações). As aulas teóricas tiveram os seguintes tópicos: controle de qualidade, nutrição, higiene, embalagem, rotulagem e associativismo enquanto as aulas práticas enfocaram a produção de três tipos de requeijão, ricota, queijo coalho , ambrosia e iogurte.
Os materiais e equipamentos doados, pelo Projeto Rondon/CE, para a comunidade contribuíram na realização das aulas práticas e na estruturação da unidade produtiva. Entre eles podemos citar: termômetro, xícaras de medidas caseiras, álcool à 70%, panela tipo caçarola grande, touca, avental, luvas descartáveis, pano de prato, colher de polietileno grande, açúcar, coalho, alguns gêneros alimentícios( leite, iogurte natural, limão, amido de milho, queijo coalho e mussarela, sal, vinagre), embalagens para iogurte, requeijão e para doce) .
Ao término do Curso ficaram agendadas as visitas de acompanhamento, que somarão 10 até o final do ano. A primeira foi demanda com a finalidade de prestar informações e esclarecimento PAA, sobre linhas de financiamento e credito, bem como ficou definida uma oficina sobre associativismo e regulamentação. O será agendado com o apoio da Seagrhim.

Um comentário: