segunda-feira, 25 de outubro de 2010

III Mostra de Ciências e Tecnologia

O CVT de Horizonte e a Secretaria de Educação do Município realizaram o encerramento das atividades da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no dia 22 de outubro de 2010 no CVT de Horizonte e contou com a participação dos alunos das escolas municipais de Horizonte e de autoridades locais.
O evento aconteceu de 8:00h as 16:30h, no qual as escolas municipais apresentaram experimentos científicos para serem avaliados e premiados. Ao todo foram 20 experimentos apresentados pelas as escolas. Sendo estas, Francisca Gadelha Pires, João Antônio da Silva, Marina Ferreira de Almeida, Jorge Pereira da Rocha, Ulisses Guimarães, Maria Luiza Barbosa Chaves, José Eduardo de Sousa e Maria Pinheiro.
Durante todo o dia foram realizadas palestras com a temática Desenvolvimento Sustentável e Cine Ciências que abordou temáticas visando a conscientização ecológica. Além de que, os laboratórios de Química, Física e Biologia apresentaram atividades ao público visitante.
As 16:00h iniciou a solenidade de encerramento e premiação da III Mostra de Ciências e Tecnologia no CVT de Horizonte, no qual contou com as seguintes participações:
 Coordenador de Projetos e Assistência Tecnológica do CENTEC- Francisco Onias
Vulcabrás- Azaléia – Alessandra Fragoso
Secretario de Desenvolvimento Econômico – Dário Rodrigues
Secretaria de Educação – Laricy Alves,  Márcia Evaristo e José Edilberto
Primeira dama de Horizonte – Jô Farias
Coordenadora do CVT de Horizonte – Rozane Alencar
As equipes foram premiadas nas categorias de Química, Física e Biologia. Os experimentos premiados em Química foram: 1º lugar- Chuva Ácida, Escola José Eduardo de Sousa  com os alunos Ilton Lucas, Nailson e Samuel. 2º lugar – Reabilitação e tratamento da água da Escola João Antônio, com os alunos: Thais, Jackson, Raul e César. 3º lugar – Produção de Biodiesel da Escola José Eduardo de Sousa com o aluno Luan de Oliveira.
Na categoria de Física as equipes premiadas foram as seguintes: 1º lugar Usina de Reciclagem da Escola João Antônio com os Alunos – Paulo, Rafael, Erisvando e Matheus. 2º lugar Energia Eólica da Escola Ulisses Guimarães com os alunos – Romário, Francisco, José, Samuel e José Maria. 3° lugar Usina Hidrelétrica da Escola Francisca Gadelha com as alunas Lucivânia e Tatiana.
Na categoria Biologia as equipes contempladas foram: 1° lugar Reciclagem-Escola Marina Ferreira com os alunos – Daniel, Nataniel, Maria de Fátima, Bela Mara e Vitória.  2º lugar Aproveitamento da água da chuva da Escola João Antônio com os alunos – Angélica, Patrícia, Joh Herbert e João Igor. 3º lugar Compostagem e Hidroponia da Escola Francisca Gadelha com os alunos Jonatas, Breno, Cleyton e Océlia. E ainda teve a premiação de relevância com a entrega de medalhas para a escola Maria Luiza com a demonstração da Agricultura familiar com a equipe: Amanda, Bianca, Sabrina E Elionar e a demonstração da temática Biodiversidade e Tráfico de animais com a equipe : Alison, Aline, Alan e Karolaine.
O evento estava aberto ao público e foi bastante participativo. Além de que, as escolas de Horizonte trouxeram alunos para a visitação durante todo o dia, assim registramos a participação  de 515 alunos das escolas municipais. Sendo 61 alunos da Escola Francisca Gadelha, 167 alunos da Escola Jorge Pereira, 40 alunos da Escola Maria Luiza, 48 alunos da Escola José Eduardo de Sousa 32 alunos da Escola João Antônio 59 alunos da Escola Marina Ferreira e 25 alunos da Escola Manoel Felipe e 82 alunos que realizaram experimentos nas vinte equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário