segunda-feira, 4 de julho de 2011

Horticultura em Aningas

A primeira missão realizada foi o Curso de Horticultura realizado no Município de Horizonte- Assentamento União nos dias 30/04, 01/05, 07/05 e 08/05. O curso teve uma carga horária de 32 horas. A população beneficiada em sua maioria foram agricultores já adultos do próprio assentamento, essa observação tornou-se importante por que o principal objetivo do Projeto é dar ênfase a melhoria dos Arranjos Produtivos Locais e a continuidade das atividades introduzidas na comunidade mesmo depois do término das atividades da Associação.
Para a realização do curso foi fornecido aos agricultores um Kit com pasta, apostila, caneta e folhas para anotações. O curso aconteceu no clima bem descontraído, com a realização de dinâmicas entre os participantes, palestras iniciais e atividades práticas no campo.
Durante o curso forneceu-se noções sobre: Associativismo, Cooperativismo, empreendedorismo na Produção Rural, Instruções Gerais para o cultivo de uma horta, Tratos Culturais, Controle de Pragas e Doenças, Defensivos Naturais, Rotação de Cultura, Colheita, Cultivo das principais hortaliças do Ceará.


Ao término do Curso ficaram agendadas as visitas de acompanhamento, que somarão 10 até o final do ano. A primeira foi realizada em junho com o apoio técnico e logístico da Seagrim. Nesta visita foi corrigido alguns problemas no plantio das cebolinhas, com o uso de outras cebolinhas ao invés da semente (que demora e começa muito rala).

2 comentários:

  1. Parabéns!!! O CVT de Horizonte ao ajudar estes produtores mostra mais uma vez a qualidade profissional dos seus funcionários e sua responsabilidade com o município de Horizonte.

    ResponderExcluir
  2. um grande agradecimento ao cvt por esta oportunidade.

    ResponderExcluir