terça-feira, 20 de setembro de 2011

Capacitação técnica e gerencial às famílias atendidas pelos projetos e programas da Assistência Social

A capacitação profissional é um dos eixos alavancadores de desenvolvimento e da inclusão social das pessoas de um município/região. Nos tempos atuais tem ocorrido um desencontro entre vagas ociosas no mercado e pessoas desempregadas. Assim, para operar um reencontro capaz de gerar riquezas e desenvolvimento torna-se necessário investir em qualificação profissional.
A capacitação e a geração de trabalho e renda estão presentes em todos os setores e sub-setores da economia, sendo a sua maior incidência motivada pelos fatores econômicos, ambientais e tecnológicos. Entendemos que a inclusão produtiva é um dos caminhos na consolidação do processo de inclusão social. 
A incerteza do trabalho aparece como um dado central que impacta o processo atual de formação e inserção no mundo do trabalho. A questão que se coloca é como pensar os programas de qualificação e geração de trabalho e renda em um cenário, em que o desemprego é crescente e as situações de trabalho tornam-se, cada vez mais, incertas. Por isso os esforços não podem ser concentrados somente na geração de emprego, mas em diversas formas de gerar trabalho e renda.
O que está em jogo, nesse enfoque, são os grupos vulneráveis de trabalhadores diante da profunda transformação econômica em curso. Assim, o eixo da análise incide sobre as atividades dos trabalhadores e suas chances de mercado.
O processo de inclusão social se faz pela inclusão produtiva, mas carrega consigo também outros elementos como o fortalecimento de sentimento de pertencimento a determinado local/comunidade, bem como o sentimento de ser importante e sujeito de sua vida, capaz de modificar cenários de exclusão. Esta proposta aponta para a qualificação com foco no fortalecimento comunitário em consonância com a filosofia da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, que idealiza a instalação de núcleos comunitários de Beleza. Assim, torna-se de grande relevância a qualificação nesta área, para que as pessoas das comunidades possam compor equipes para estes núcleos.
O Instituto CENTEC possibilita oportunidades de qualificação para o trabalho aos jovens, a partir de 16 anos, em busca do seu primeiro emprego, como também aos profissionais que buscam o aperfeiçoamento através da capacitação. Contribui também, para a formação de um profissional gestor que detém conhecimentos capazes de levá-lo a desenvolver atividades produtivas com eficácia. Propõe-se a colaborar com o planejamento e a execução das ações voltadas para o desenvolvimento das populações jovens das comunidades, avaliando e reciclando as ações de capacitação que, em sua maioria, estão alocadas de acordo com as vocações regionais.

OBJETIVO GERAL
Promover a capacitação técnica e gerencial às famílias atendidas pelos projetos e programas da assistência social. através da Qualificação Profissional nos Cursos de Formação Inicial em Cabeleireiro, Manicure e unhas, Depilação, Maquiagem, Penteado, Confecção de Bolas e Costura Industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário